Ávoris e DIT Gestión assinam acordo estratégico que não envolve aquisição

AÁvoris Corporación Empresarial e o grupo DIT Gestión anunciaram na passada sexta-feira, dia 5, uma aliança estratégica com a qual pretendem fortalecer o seu posicionamento e liderança no mercado. O anúncio aconteceu durante a Convenção da DIT Gestión, em Cuba, que se realiza até esta segunda-feira, dia 8, e põe fim às notícias de uma possível compra da DIT Gestión pela Ávoris.

“Chegámos a um acordo, mas não para a venda de nada. Estamos a falar de um acordo comercial com a Ávoris, em que eles vão ajudar-nos com a sua tecnologia e em muitos outros domínio. É isso que procuramos”, afirmou Jon Arriaga, presidente da DIT Gestion. O acordo é ibérico, pelo que se aplica também às agências da DIT Portugal e às marcas do grupo Ávoris no nosso país, nomeadamente a Nortravel, Jolidey, Catai, Travelplan, Rhodasol, Marsol, LePlan e LeSki. Em declarações aos agentes portugueses presentes na convenção, já depois do anúncio, Lander Arriaga, que assume a partir de agora a direção geral da DIT Gestión, garantiu que este acordo vai permitir “as melhores condições num leque maior de produto” para as agências de viagens da DIT.

Sobre o porquê deste acordo, Jon Arriaga explica ao TNews que “a situação mudou e o turismo também”. “Depois da covid-19 mudou, evoluiu muito e as agências independentes tiveram de dar um salto, caso contrário ficariam para trás, como no passado. Precisávamos de uma empresa muito poderosa que fornecesse coisas que nós não podemos fornecer. E é para isso que serve o acordo, para que o grupo Ávoris traga mais para cima da mesa”.

Questionado se existirão mudanças na estrutura do grupo, Jon Arriaga afirma que não, garantindo que a equipa vai ser a mesma. “Não vai mudar nada. Vamos ter a mesma equipa. Na verdade, nomeámos um novo diretor. O Lander vai ficar com o meu lugar. Vou estar na retaguarda como presidente, mas o dia-a-dia vai ser assumido por ele gradualmente. Precisávamos de uma mudança geracional”.

Quanto a parcerias com o mercado português, Jon Arriaga adianta que surgirão novidades com um impacto siginificativo. “O mercado português vai sofrer agora uma mudança muito importante. Estamos a criar, por exemplo, um consolidador aéreo só para Portugal. Isso é muito importante. Mas não é só isso, também estamos a trabalhar arduamente para que as páginas Web sejam criadas em português. A realidade é que, atualmente, as páginas são feitas em Espanha e depois são traduzidas para português”.

Esta não é a primeira vez que a DIT Gestión fecha um acordo com um grupo maiorista. No ano passado, a empresa assinou um acordo preferencial com a World2Meet, o que não impediu um crescimento expressivo das vendas do grupo Ávoris pelas agências da DIT, revelou Lander Arriaga. “Temos uma excelente relação com W2M e vamos continuar a ter condições muitos boas e as agências que quiserem continuar a vender W2M estão no direito de o fazer, somos agências independentes e temos claro que continuaremos sempre a ser agências independentes”.

Pela primeira vez, a DIT Gestión realizou uma convenção internacional. No passado dia 30 de abril, viajaram para Cuba 400 agentes de viagens espanhóis e portugueses. Depois de três dias em Havana, o grupo seguiu para Cayo Santa Maria, onde se realizou a convenção, no hotel Valentin Perla Branca.

*Viajou a convite da DIT Gestión e Dit Portugal

Fonte: TNEWS